Viagora

Piauí vai criar conselhos territoriais de segurança, diz Chico Lucas

O secretário informou que cada zona de Teresina contará com dois batalhões de Polícia Militar, onde será definido um índice de produtividade.

Nesta quarta-feira (10), o secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, falou em entrevista a respeito da nova organização das polícias no estado, que está sendo promovida através da criação de novos batalhões e áreas integradas na capital e no interior.

O secretário informou que cada zona de Teresina contará com dois batalhões de Polícia Militar, onde será definido um índice de produtividade.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraSecretario de Segurança Chico Lucas
Secretario de Segurança Chico Lucas

“É uma nova forma de organizar as policias, tanto militar, civil, quanto o Corpo de Bombeiros. Não havia uma coincidência entre as delegacias, então, nós estamos criando mais alguns batalhões como no caso de Barras. Também o da zona Leste,cada zona de Teresina vai ter dois batalhões, com duas delegacias seccionais, onde vamos definir índice de produtividade que serão importantes tanto para os policias, quanto para que a população possa cobrar”, disse.

Chico Lucas falou também que serão criados 31 conselhos territoriais, que fiscalizarão o trabalho dos policiais. O secretário comentou que na capital haverá 10, quatro serão instalados na região metropolitano e 17 pelo interior do Piauí.

“Vamos criar conselhos territoriais de segurança pública, são dez conselhos em Teresina, começando pelo do Centro. Discutiremos essa lógica do centro, da segurança pública, e isso vai ser importante para que as forças policiais se submetam a lógica do cidadão e haja essa aproximação entre sociedade e forças policias. Nessas dez, vamos ter um conselho territorial, um delegado responsável, vamos ter os números a disposição da imprensa e da sociedade. Os conselhos vão fiscalizar o trabalho dos policiais”, falou.

Ainda de acordo com o secretário, com os batalhões, foram criadas também novas formas de gratificações para os agentes. Chico Lucas informou que ainda está trabalhando para a regulamentação das gratificações, que ainda terão os critérios definidos.

“Para regulamentar a produtividade, vamos ter que definir que critérios são esses, para isso tem que ter as áreas, então a gente vai ter que definir se é o número de B.Os atendidos? Inquéritos concluídos? Abordagens feitas? Viatura nas ruas? Tudo isso vai ser contabilizado, e as melhores vão ser premiadas, e as piores vão ser responsabilizadas. Tudo isso é uma nova forma de organização, a gente está só dando execução para aquilo que foi planejado”, comunicou.

Mais conteúdo sobre:

Chico Lucas

SSP-PI

Polícia

Piauí

Facebook
Veja também