Viagora

TSE dá início à produção de novas urnas eletrônicas

De acordo com o TSE, o esperado é que sejam produzidos 219.998 equipamentos até o mês de fevereiro do próximo ano.

Nessa quinta-feira (04), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a produção das novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022, na fábrica de urnas, em Ilhéus (BA), para substituir os aparelhos até então utilizados.

O esperado é que sejam produzidos 219.998 equipamentos até o mês de fevereiro do próximo ano, representando a segunda maior produção da história, ficando atrás apenas das 225 mil urdas do modelo UE 2020, para as eleições de 2022.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraUrnas Eletrônicas;eleições; TSE;TRE-PI
Urnas Eletrônicas;eleições; TSE;TRE-PI

De acordo com Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, disse que o novo projeto é quase idêntico ao modelo da urna eletrônica imediatamente anterior, a UE 2020, considerada por especialistas como moderna, rápida, segura e inclusiva. “Vai haver aperfeiçoamento no que a gente percebeu de problema em 2020. Mas, como a de 2020 foi muito exitosa, não tem muito o que mudar”. Disse.

Para os testes, será fabricado um primeiro lote com 300 unidades ainda neste mês de maio, e serão entregues ao TSE e a alguns tribunais regionais eleitorais (TRE) para avaliação

Conforme o TSE, a urna eletrônica tem uma vida útil de dez anos, aproximadamente seis eleições, e as novas, serão usadas pela primeira vez nas Eleições 2024, para escolha de prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também