Vacina contra meningite é ofertada para adolescentes e profissionais da saúde no Piauí

Conforme a Sesapi, a vacinação será realizada em postos de saúde e nos hospitais (para profissionais de saúde), seguindo o planejamento das secretarias municipais de saúde e enquanto durar o estoque.

A vacina contra a meningite está sendo ofertada temporariamente para jovens de 11 a 15 anos não imunizados e profissionais da saúde que trabalham diretamente com pacientes internados. A orientação foi comunicada através de nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).

Conforme a Sesapi, na ausência da vacina meningo C, a aplicação dos imunizantes também é indicada para crianças com 3, 5 e 15 meses.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Vacinação Covid-19

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, explicou que a campanha busca fortalecer as coberturas vacinais no estado. Os adolescentes e jovens adultos possuem a bactéria, mas não apresentam sintomas, e por isso são vulneráveis à transmissão da doença, tornando-se o público alvo desta ação.

"Estamos trabalhando para ampliar o acesso às vacinas e otimizar os estoques, protegendo nossa população , prevenindo evitando surtos", afirma.

A Secretaria informou que a vacinação será realizada em postos de saúde e nos hospitais (para profissionais de saúde), seguindo o planejamento das secretarias municipais de saúde e enquanto durar o estoque.

Orientação

De acordo com o alerta da Sesapi, se a pessoa sentir febre, estiver com problemas de coagulação ou gestantes devem consultar um médico antes de receber a dose da vacinação contra a meningite. Além disso, pacientes com histórico de reações alérgicas graves a vacinas não devem ser imunizados.

A prévia avaliação médica garante mais segurança e eficácia da imunização, de acordo com a condição de cada pessoa.
 

Mais conteúdo sobre:

Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi

Vacinação

Veja também