Hemopi atualiza regras da distribuição de hemocomponentes
O centro Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), se reuniu com os gestores da unidade de saúde pública e privadas para apresentar o novo fluxograma da distribuição de hemocomponentes.Nesta última sexta-feira (16), o centro Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), se reuniu com os gestores da unidade de saúde pública e privadas para apresentar o novo fluxograma da distribuição de hemocomponentes.
Segundo a Hemopi, desde do dia primeiro de fevereiro, todas as transfusões liberadas pela hemorroidas do Estado do Piauí passaram, Obrigatoriamente a serem avaliadas e liberadas por um médico hemoterapeuta de plantão.
Ainda conforme a Hemopi, o plantão de Hemoterapia funciona de 7h às 19h, todos os dias para analisar as requisições de transfusão, no sentido de evitar que o paciente Receba um componente sanguíneo sem a real necessidade, promovendo assim o uso racional do sangue e seu derivados.
De acordo com a gerente da Hemorrede do estado do Piauí, Alessandra Cerqueira, é importante a presença de um hemoterapeuta na liberação dos hemocomponentes em uma das transfusões de qualificação realizadas no estado do Piauí.
“A presença de um hemoterapeuta na liberação do hemocomponentes é um avanço importante na qualidade das transformações realizadas nos estado do Piauí. Isso mostra, que precisamos ser excelência na qualidade desde a adoração de sangue até a infusão do hemocomponentes no paciente”, enfatiza.