A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência.
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público.
De acordo com o TRE-PI, o juiz ocupa a vaga do magistrado Lirton Nogueira Santos, que deixou o cargo para assumir a Direção do Tribunal de Justiça do Piauí-TJPI.
Em uma decisão unânime, o TRE decidiu não acatar os argumentos apresentados nos recursos, pois não é possível presumir a prática de condutas ilícitas somente fundamentando-se em suposições.
O presidente do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, relatou que esses problemas são decorrentes da fusão entre o Patriota e o PTB, ressaltando ainda que o partido está recorrendo da decisão.
Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí desde 1997 e seu nome foi escolhido para assumir o novo cargo a partir de decisão colegiada do TJ-PI.