Petrus apresenta propostas e aguarda mais transparência na Câmara de Teresina

O vereador afirmou que encaminhou suas propostas para a diretoria da Casa Legislativa e obteve um parecer favorável a respeito de algumas mudanças.

O vereador Petrus Evelyn (Progressistas) afirmou que a Câmara Municipal de Teresina precisa de transparência pública e destacou algumas medidas que podem transformar essa realidade no legislativo.

Em entrevista ao Viagora, Petrus afirmou que, apesar de ter retirado sua candidatura, encaminhou suas propostas para a diretoria da Casa Legislativa e obteve um parecer favorável a respeito de algumas mudanças.

Foto: Letícia Dutra/ Viagora
Petrus Evelyn

“Eu e o Ismael Silva fomos contrários à recondução do Enzo Samuel, acredito que ele não foi transparente no seu mandato. Quando fui candidato à presidência, conversei com a diretoria da Câmara e foi me dito que algumas mudanças serão feitas, inclusive por conta da minha candidatura, e eles disseram também que já estavam buscando reorganizar”, explicou.

O parlamentar declarou que se dedicará a fiscalizar as melhorias implementadas, dentre elas o aprimoramento na disponibilização de informações no site oficial da Câmara de Teresina. Segundo Petrus, a população precisa ter acesso a esses dados relevantes de forma simples.

“A questão da transparência pública será um dos pontos a que ficarei atento, nós temos que melhorar isso. Já me informaram que já está sendo feita a alteração na disponibilização da relação dos comissionados, atualmente são CPFs e vamos mudar para os nomes das pessoas, então sabemos quem são os comissionados da Câmara”, afirmou.

Petrus Evelyn explicou ainda que o presidente Enzo Samuel deve garantir mais acessibilidade em relação às verbas indenizatórias e no direcionamento das emendas parlamentares, informações básicas que toda a sociedade precisa saber.

“Além disso, é necessário mais transparência nas verbas indenizatórias, nos gastos com as empresas que os vereadores podem fazer e no direcionamento das emendas parlamentares. Os próprios projetos de Lei estão lá, mas não são acessíveis, não é fácil. Esse acesso tem que ser simples, tal qual o site da Câmara Federal”, disse.

O jornalista comentou sobre suas expectativas para a gestão de Enzo Samuel na presidência do legislativo municipal, do qual foi contrário. 

“Eu vou ficar questionando o Enzo, já tem uma resposta favorável da Câmara a respeito de colocar os nomes dos comissionados, mas precisamos de mais. Não serei ingênuo de dizer que a Câmara de Teresina terá 100% das melhorias, mas enquanto eu estiver aqui vou cobrar que haja mudanças reais para que as pessoas tenham acesso às informações mais básicas possíveis”, ressaltou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Petrus Evelyn

Progressistas

Enzo Samuel

Veja também