Viagora

Mais de 6 mil famílias deixaram de receber Bolsa Família no Piauí

O montante investido para repasses no estado reduziu e o benefício teve que ser cortado para alguns.

Mais de 6 mil pessoas no Piauí deixaram o Bolsa Família entre os meses de agosto e setembro deste ano. Até o momento, o Governo Federal não apontou a possibilidade de incluir novas famílias no benefício, a redução do número de beneficiários piauienses foi confirmada pela coordenação do programa no estado.

De acordo com o coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira, o benefício injeta na economia do Piauí 1,15 bilhão por ano, dinheiro que movimenta o comércio e ajuda famílias. “A cada 1 real investido no programa, 1,78 retorna para o país. É um sistema que utiliza apenas 0,4% de toda riqueza nacional e tem um grau de benefícios para a sociedade brasileira tanto para o comércio, economia como um todo e gerando distribuição de renda”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Ainda segundo Roberto Oliveira, o montante aplicado no Piauí caiu de 95 milhões para 93,8 em setembro, o Governo Federal congelou o valor liberado em 2019 para o próximo ano e com isso a fila de espera do benefício deve aumentar. “Não só o Piauí está sentindo como todo o país essa não liberação de recursos para o Bolsa Família. Então temos um problema porque há um agravamento da pobreza, não temos repasse e também não temos rede de serviços para atender essas famílias. É momento para ter paciência.”, finaliza.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Bolsa Família

Facebook
Veja também