CadÚnico: Semcaspi atualiza cadastro de 80% dos teresinenses
O Ministério da Cidade prorrogou para mais 30 dias o prazo de atualização do CadÚnico, o registro que fornece acesso a benefícios sociais para pessoas de baixa renda, como o Auxílio Brasil.
Dados da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) apontam que das 166 mil famílias da capital piauiense, Teresina, que estão na base do Cadastro único (CadÚnico), cerca de 80% estão com o benefício devidamente atualizados.
Conforme a Semcaspi, aproximadamente 9.224 famílias estão com os dados do CadÚnico desatualizados, há mais de 48 meses, e para evitar que tenham o benefício bloqueado é necessário fazer a atualização.
O Ministério da Cidade prorrogou para mais 30 dias o prazo de atualização do CadÚnico, o registro que fornece acesso a benefícios sociais para pessoas de baixa renda, como o Auxílio Brasil; o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
O secretário da SEMCASPI, Allan Cavalcante, explica que na capital o atendimento para as famílias ocorre através de agendamento ou demanda espontânea, com o objetivo de evitar longas filas nas unidades de CRAS.
“Com o apoio do nosso prefeito Dr. Pessoa e das nossas equipes, nós estamos com uma força tarefa, já algum tempo, nos nossos CRAS. Nós aumentamos o número de atendimentos e de entrevistadores, passamos a fazer este serviço online. Passamos a fazer o cadastro manual e a lançar os dados das famílias direto no sistema do Governo Federal. Das famílias presentes no nosso banco de dados, 80% está com o cadastro atualizado. Estamos bem próximo de atingir a meta, os 100% das famílias”, pontuou.
De acordo com a gerente de Programas do Renda Mínima e Benefícios da Semcaspi, Rosemere Santana, as famílias que necessitam atualizar os dados do benefício compreendem aquelas que estão desatualizadas desde 2016 e 2017.
“Desde fevereiro deste ano, nós estamos atendendo estas famílias nos CRAS. Nossas equipes fizeram busca ativa destas famílias, especialmente, do público do BPC, inclusive, com cadastro em domicílio para as pessoas com dificuldade de locomoção. Isso para não terem o benefício bloqueado”, destacou.
A pasta informou que está trabalhando na atualização do CadÚnico das famílias teresinenses, além de realizar novas inserções. Os dados do CECAD (Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico), mostram que a capital inseriu 35 mil novas famílias no benefício social no período de janeiro a setembro de 2022.
“Apenas este ano, tivemos um número significativo de atualizações e de inserções no CadÚnico. Há uma expectativa deste número aumentar, tendo em vista a realização das ações de atualização e inclusão cadastral, desenvolvidas para além do espaço dos CRAS, incluindo o Teresina Cuida de Você e mutirões nos bairros”, ressaltou.
Júlio César tem experiência para disputar o Senado em 2026, diz Vinício Ferreira
Para o parlamentar, a trajetória política e a experiência de Júlio César lhe credenciam para a disputa.João Pereira diz que tem interesse em integrar a Comissão de Saúde da Câmara
O vereador diplomado também comentou sobre o diálogo da bancada petista sobre as prioridades nas comissões permanentes.Sessão extraordinária na Alepi aprova quatro mensagens do Governo do Piauí
De acordo com a Alepi, as mesmas precisaram ser votadas em caráter de urgência para já poderem ter validade para 2025.Juiz condena ex-prefeito de Nova Santa Rita a devolver R$ 841 mil
De acordo com o juiz Ermano Chaves, a sentença foi motivada por dano causado na gestão de Antônio Francisco devido à contratação de escritório de contabilidade sem processo licitatório.Franzé Silva critica aprovação de PL que modifica regras do BPC
O parlamentar, destacou a preocupação com os artigos que condicionam o benefício à avaliação de deficiência de grau moderado ou grave
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir