Viagora

Piauí tem aumento de falta de energia por acidentes de trânsito com postes

Conforme concessionária, a interrupção no fornecimento de energia por acidentes já deixou cerca de 400 mil clientes sem energia em 2022.

A concessionária Equatorial Energia, registrou 484 ocorrências provocadas por acidentes automobilísticos envolvendo postes de energia dobrou no Piauí em relação ao ano passado contabilizadas até o final de setembro. Fazendo uma equivalência do tempo total, em 2021 é como se o Piauí inteiro ficasse 22 minutos completamente sem energia. O número mais que duplicou nos primeiros nove meses deste ano, chegando a 46 minutos.

Conforme Equatorial Energia Piauí, a interrupção no fornecimento de energia por acidentes já deixou cerca de 400 mil clientes sem energia em 2022. Teresina lidera o ranking dos municípios com maiores registros, somando 81 ocorrências até o momento, representando 16% dos casos deste ano, seguida de União (15), Luís Correia (14), São Pedro (13) e José de Freitas (13).

Foto: Divulgação/AscomAcidentes em postes da Equatorial Piauí
Acidentes em postes da Equatorial Piauí

Segundo a Equatorial, existe ainda um grande impacto orçamentário para recompor a rede elétrica. Até o momento, a Equatorial Piauí investiu cerca de R$ 700 mil para recuperar os postes e demais estruturas danificadas. Para o Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí:

“Com a crescente dos números de ocorrências provocadas por acidentes automobilísticos envolvendo postes, perdemos oportunidades de investir em obras de melhorias, qualificando ainda mais o serviço oferecido. Isso porque os recursos destinados aos reparos causados pelos acidentes deixam de ser aplicados na rede elétrica do estado.”, destacou.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.

Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Facebook
Veja também