Equatorial Piauí alerta riscos de acidentes elétricos em construções
Em casos de acidentes domésticos com eletricidades, é orientado o desligamento o disjuntor ou a chave geral do imóvel e o contato com os serviços públicos de emergência, ligando para 193 ou 192.
A Equatorial Piauí divulgou nesta quinta-feira (29), sobre algumas medidas preventivas para minimizar os riscos de acidentes elétricos na construção civil. É necessário um planejamento cuidadoso seguindo as normas de segurança estabelecida pelos órgãos fiscalizadores, como os conselhos profissionais de Engenharia e Arquitetura.
O Executivo de Segurança da Equatorial, João Porfírio, destaca sobre a importância de observar a rede elétrica das obras. “É essencial observar a distância entre o imóvel e a rede elétrica para que qualquer serviço na obra seja realizado. Seguindo as normas de segurança, evita-se o manuseio de materiais condutores de energia elétrica ou mesmo o contato por descuido nessa rede de energia, que pode causa acidentes fatais”, disse.
De acordo com a concessionária, a população deverá seguir as seguintes medidas: qualquer tipo de obra deve estar, no mínimo, 3 metros de distância dos fios dos postes; evitar manuseio de possíveis condutores de energia próximos à rede, como barras de ferro, canos e outros tipos de materiais; uso de tapumes, andaimes com divisória, telas ou plataformas com anteparo aumenta o isolamento e sua segurança; indicar áreas de risco com bandiras ou cartazes quando está próximo de estruturas de cabos de fornecimento de energia; apenas profissionais habilitados, como engenheiro ou técnico eletricistas, devem realizar a instalação de sua antena de televisão e telefonia.
Ainda de acordo com a Equatorial, em casos de acidentes domésticos com eletricidades, é orientado o desligamento o disjuntor ou a chave geral do imóvel e o contato com os serviços públicos de emergência, ligando para 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu). Se o acidente fie via pública, além das orientações já mencionadas, é necessário acionar a distribuidora pelo telefone 0800 086 0800 para que seja feito o desligamento da rede.
Equatorial Piauí
Teresina
-
Pobreza ainda atinge 45% da população no Piauí, aponta IBGE
De acordo com o IBGE, cerca de 1,49 milhão de pessoas vivem em situação de pobreza e o Piauí ocupa a nona posição no ranking dos estados. -
DER sinaliza nova estrada entre Santa Cruz dos Milagres e Aroazes
A previsão de entrega da obra é prevista para fevereiro de 2025, segundo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí -
Decoração de Natal do Palácio de Karnak em Teresina é inaugurada
A Avenida Antonino Freire recebeu iluminação, árvores e guirlandas típicas do período natalino. -
Tribunal de Justiça do Piauí finaliza formação da 1ª turma do Projeto Expande
De acordo com o TJ-PI, o Expande é um projeto socioeducacional criado pela startup TRON Ensino de Robótica Educativa -
Prefeitura de Teresina vai inaugurar reforma do prédio do IPMT nesta quinta
A solenidade ocorrerá na sede do instituto, nesta quinta-feira (05), às 09h no Centro (Sul) de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir