Candidaturas da base devem ser concentradas em dois partidos, defende Francisco Costa
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026, devido a divisão dos votos.
Nesta segunda-feira (24), o deputado federal Francisco Costa (PT) defendeu a estratégia de concentrar as candidaturas da base governista em dois partidos. Com menos chapas, o grupo político busca garantir mais vagas na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara Federal.
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026. Francisco Costa explicou que a divisão de votos entre muitos candidatos pode prejudicar aqueles que têm chances reais de vencer.

“A minha defesa é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos. O risco de colocar mais uma chapa é muito grande para quem possa realmente estar concorrendo, tivemos o exemplo do Solidariedade que lançou uma chapa na última eleição e não conseguiu atingir, praticamente foram votos perdidos”, afirmou.
O deputado enfatizou ser necessário pensar em formas de assegurar uma bancada mais robusta e destacou que os partidos têm até abril para chegar em um consenso.
“Nossa tese é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos, assim a base governo estadual e federal conseguiria ter uma bancada mais robusta, mas isso é um diálogo que precisa ser construído, respeitando naturalmente o desejo dos outros partidos de montarem suas estratégias para se fortalecerem. Mas, nós temos esse entendimento de que se concentrarmos, é melhor para a base do governador, temos até o início de abril para as definições”, explicou.
Francisco Costa
Rafael Fonteles
MP denuncia prefeito de São Julião por não criar sistema de prontuário eletrônico
A petição foi protocolada no dia 18 de março e foi distribuída para a Vara Única da Comarca de Fronteiras.Prefeito de Parnaíba rebate Gracinha Mão Santa e diz: "me sinto traído"
Francisco Emanuel relatou que inicialmente não tinha a intenção de romper com a família Mão Santa, apenas estabelecer limites e evitar subordinação.É mais viável unificar a base governista em dois grandes partidos, diz Dr. Vinicius
Segundo o deputado, a viabilidade da consolidação de dois blocos maiores de candidatos tem sido debatida junto ao governador Rafael e demais lideranças, tanto em nível estadual quanto nacional.Prefeito de Jaicós Weslly Bispo vai gastar R$ 5,1 milhões com combustíveis
O prefeito assinou contrato com três empresas no dia 03 de fevereiro deste ano para fornecimento de combustíveis.Deputado Evaldo Gomes assume vice-liderança do governo na Alepi
O parlamentar deixou o cargo de 2ª Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para assumir a vice-liderança do Governo na Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir