Sesapi orienta sobre as hepatites virais no Julho Amarelo
As hepatites virais são provocadas pelos hepatovírus A, B, C, D e E, cada uma com diferentes formas de transmissão, mas todas com potencial para causar sérias complicações hepáticas.A Secretaria da Saúde (Sasepi), no de conscientização sobre as hepatites virais, conhecido como Julho Amarelo, está intensificando as orientações sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças silenciosas que atacam o fígado. Em 2024, já foram registrados, até o momento, 75 casos de hepatites virais no Piauí.
As hepatites virais são provocadas pelos hepatovírus A, B, C, D e E, cada uma com diferentes formas de transmissão, mas todas com potencial para causar sérias complicações hepáticas.
Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, a principal preocupação da Sesapi atualmente é a necessidade de aumentar a testagem para a descoberta da doença.
"Temos disponibilidade de testes para hepatite B e C nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) espalhados pelo Piauí. A população pode acessar esses exames diretamente nesses centros. Para as demais hepatites, é necessária a requisição médica para exames mais aprofundados", explica a coordenadora.