O ministro teria declarado à imprensa que existem plantações de maconha em universidades federais e que os laboratórios das instituições são utilizados para síntese de drogas.
De acordo com o ministro Abraham Weintraub, 65% dos recursos serão destinados para aquisição de painéis solares e o restante para conclusão de obras paradas ou em andamento.
Segundo o ministro, a aprovação da reforma da Previdência cria um ambiente favorável para a retomada da atividade econômica e o aumento na arrecadação de impostos, o que permitiria o desbloqueio.
O ministro foi convocado a participar de sessão plenária na Câmara dos Deputados, por 307 votos a 82, para justificar o contingenciamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais.
O ministro da Educação, Abraham Weintaub, foi convocado pelos deputados federais para explicar o bloqueio de recursos do orçamento das universidades públicas e institutos federais.
Na última terça-feira (30), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% nas verbas de instituições federais de ensino administradas pelo Governo Federal.
O ministro Onyx Lorenzoni exonerou o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Paulo Cesar Teixeira e Ricardo Machado Vieira, que era assessor especial do ministro da Educação.
O presidente anunciou a decisão por meio de postagem em seu perfil na rede social Twitter, onde também anunciou a indicação do economista Abraham Weintraub como substituto para a pasta.