A irregularidade das balanças apreendidas está no fato de que elas não possuem selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação detectou uma série de erros formais em marcas de alimentos como açúcar, farinha, biscoitos, milho, macarrão, doces e feijão, resultando na emissão de 16 autos de infração.
A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com órgãos estaduais.
A fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina
As equipes de fiscalização estão empenhadas em examinar o aspecto quantitativo e de medida, visando garantir mais segurança aos pais e consumidores na hora da compra do material escolar.
Segundo o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí, a operação tem o objetivo de coibir a comercialização de produtos irregulares no comércio em Teresina.