Na tabela, o carioca ocupa a segunda posição do grupo A, com 8 pontos, e apesar disso, ainda tem a possibilidade de terminar a primeira fase da competição sendo líder.
Comandada pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, o rubro-negro ocupa a vice-liderança de sua chave com cinco pontos, e enfrentará justamente o líder do grupo, com 10 pontos.
Se igualando ao São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras, também tricampeões, o Flamengo entra para a lista dos maiores títulos conquistados no maior campeonato do continente sul-americano.
A última decisão da libertadores, onde o confronto foi entre dois brasileiros, foi em 2021, quando o Palmeiras, eliminado pelo Athletico-PR nesta edição, venceu o atual finalista, Flamengo por 2 a 1.
Por conta da vitória, o Athletico tem a vantagem do empate na partida de volta, que acontece na próxima terça-feira (06), às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo.
Apesar de o jogo começar bem equilibrado para as duas equipes, o Verdão logo conseguiu assumir o comando da partida, tendo a melhor oportunidade de gol aos 7 minutos.
O time carioca conseguiu a vaga nas quartas após as duas vitórias contra o Tolima, Já o Corinthians garantiu a vaga nas quartas, após derrotar os argentinos do Boca Juniors.