De acordo com a Semarh, a perfuração foi realizada por uma empresa perfuradora e um geólogo, ambos não autorizados, por isso eles responderão conforme prevê a legislação ambiental vigente.
O gestor se pronunciou, através das redes sociais, sobre os impactos provocados pelas chuvas intensas e informou que um Comitê de Crise Emergencial já está trabalhando para ajudar à população.
Conforme a secretaria, a reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica, contribuindo para a restauração do equilíbrio ambiental.
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, foram realizados quatro mil atendimentos veterinários, em dois anos de projeto foram sete edições.
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.
A revitalização tornará o Nuperade uma referência no combate aos efeitos adversos associados à exploração predatória dos solos da região e de áreas degradadas de modo geral.
Um dos obetivos do encontro foi entender a implantação do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) no estado do Pará.
As verificações confirmaram atividades ilegais de supressão de vegetação nativa, representando um sério risco ao equilíbrio ecológico e à conservação dos recursos naturais locais.
Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), aproximadamente 963 focos de incêndio foram notificados até a manhã desta terça-feira (15) no Piauí.