Promotor está investigando prática de nepotismo em Esperantina
O Ministério Público Estadual, através do promotor de justiça Adriano Fontenele Santos, está investigando suposta prática de nepotismo na prefeitura municipal de Esperantina.
Uma das situações que o MP está averiguando é a nomeação do esposo da prefeita Vilma Amorim (PT), o senhor José Claudemir Rodrigues dos Santos, que foi nomeado para assumir o cargo de Diretor Municipal de Trânsito.
A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios na edição do dia 29 de março desse ano.
- Foto: DivulgaçãoPortaria com nomeação do marido da prefeita Vilma Amorim.
No último dia 10/06, o promotor enviou oficio para a prefeita solicitando a relação de todos os ocupantes de cargos vinculados ao Departamento de Trânsito.
Pelo que consta na denúncia, o esposo da gestora não seria o único parente dela a ocupar o cargo em comissão na estrutura administrativa da prefeitura.
De acordo com a legislação, nomear conjugue ou parente direto para cargo público é nepotismo, prática vedada pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal.
A prefeita Vilma Amorim pode responder a uma Ação de Improbidade Administrativa, podendo perder o cargo de prefeita e ter os direitos políticos suspensos.
Outro lado
O blog procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço está aberto para esclarecimentos.
-
Promotora eleitoral investiga fraude na cota de gênero em coligação do MDB de Regeneração
Caso seja comprovada a fraude na cota e a coligação seja impugnada pela Justiça, o único candidato eleito do MDB poderá perder a vaga de vereador. -
Promotor investiga prefeito de Boa Hora por favorecer empresa em licitações
A assessoria jurídica do prefeito informou que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público foram repassadas. -
Promotora investiga ex-secretária de Educação de Wall Ferraz por esquema de “rachadinha”
O órgão ministerial recebeu denúncia relatando possível envolvimento da ex-secretária Daniela Moura e dos funcionários Carlos Eduardo de A. M. Silva e Ana Karoliny M. de Abreu Silva. -
Construtora criada há 14 meses ganha quase R$ 2 milhões em contratos com o prefeito de Wall Ferraz
A construtora, que caiu nas graças do prefeito Guilherme Maia, está sediada no município de Paquetá e fica distante apenas 36 km de Wall Ferraz. -
Promotor ajuíza ação contra prefeito de Nossa Senhora de Nazaré
A ação civil pública, com pedido de tutela provisória, foi enviada no dia 03 de junho para o juízo da 2ª vara da comarca de Campo Maior.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir