Promotor investiga denúncias de irregularidades em UBS's de Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que responderá nos autos do processo quando for notificada.
A Saúde Pública de Teresina na gestão do prefeito Dr. Pessoa está em colapso. Devido o caos instalado, o promotor Eny Marcos Vieira Pontes, da 29ª PJ, instaurou dois procedimentos preparatórios de inquérito civil, para investigar denúncias de irregularidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cecy Fortes e Dr. Henrique de Melo Castelo Branco. As portarias foram publicadas no dia 1º de fevereiro deste ano no Diário Oficial do Ministério Público do Piauí.
A primeira portaria tem o objetivo de averiguar a precariedade no fornecimento de medicação para pessoas com deficiência, acolhidas na Residência Inclusiva Boa Morada, pela Unidade Básica de Saúde Cecy Fortes, no bairro Porenquanto.
O representante do órgão ministerial apontou que inicialmente uma notícia de fato foi instaurada para investigar o ocorrido diante da necessidade de adotar medidas visando melhorar as condições da saúde pública.
“Considerando que o Ministério Público tem o dever de adotar medidas frente à vulnerabilidade da saúde, visando sempre proteger a população e melhorar as condições da saúde pública”, pontuou Eny Marcos.
O promotor abriu o segundo procedimento visando apurar denúncia encaminhada pelo Conselho Municipal de Saúde, em relação à falta de bebedouro na UBS Dr. Henrique de Melo Castelo Branco, no bairro Vale do Gavião, zona Leste da capital.
Consta na portaria que o município tem a obrigação de organizar e executar as ações e serviços de saúde com qualidade. “Considerando que foi instaurada Notícia de Fato com o escopo de apurar denúncia encaminhada pelo Conselho Municipal de Saúde de falta de bebedouro da UBS Dr. Henrique de Melo Castelo Branco - Vale do Gavião”, apontou o representante do órgão ministerial.
Outro lado
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Teresina, Thesco Silva, ao ser indagado sobre a investigação do Ministério Público não respondeu ao Viagora.
A reportagem também procurou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu às ligações.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que responderá nos autos do processo quando for notificada.
- Caos na Saúde: promotor abre investigação contra gestão do prefeito Dr. Pessoa
- Saúde em Colapso: pacientes sofrem com falta de medicamentos básicos no HUT
- Presidente do CRM admite possibilidade de fazer intervenção médica no HUT
- Jeová Alencar diz que Teresina tem problema sério de má gestão na Saúde
- "Dr. Pessoa é omisso", diz Luiz Lobão sobre falta de medicamentos no HUT
- Saúde Pública de Teresina é marcada pelo descaso, diz Tonny Kerley
- Juiz manda prefeito Dr. Pessoa regularizar estoque de medicamentos nos hospitais
- SIMEPI pede ao CRM a interdição do HUT após mortes de pacientes
- SAMU de Teresina funciona em condições precárias e com poucas ambulâncias
- Vou tomar medidas em relação a interdição do HUT, declara Dudu
- É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Dr. Pessoa
Prefeitura de Teresina
Fundação Municipal de Saúde - FMS
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.TCE-PI abre inscrições para seminário voltado a novos gestores em Teresina
O Seminário para os novos gestores municipais 2025-2028 – Edição Teresina será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2025.Pacto Pelas Crianças do Piauí implementará 21 brinquedopraças nos municípios
Segundo a secretária a instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para as crianças brincarem e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir