Viagora

Piauiense de 9 anos descobre asteroide em programa do MCTI e Nasa

A garota é inscrita no programa "Caça Asteroide", uma parceria da Nasa com o Ministério da Ciência e Tecnologia

Uma piauiense de 9 anos, inscrita no programa "Caça Asteroide", fez a descoberta de um corpo celeste nos céus do município de Isaías Coelho, sertão do estado. O projeto em que Thayla Jenis participa é uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa).

A menina relata que sempre tinha a curiosidade e paixão pela astronomia, por isso, passava o seu tempo livre vendo vídeos e lendo livros sobre o espaço. Embora com interesse pelo sistema solar desde pequena, a avó de Thayla conta que a família não deu tanta importância, uma vez que imaginaram que fosse algo de criança e logo passaria.

O professor da piauiense, Jhenis Myker, ao notar a fascinação da menina pelo universo resolveu incentivá-la. “Ela já sabia basicamente de tudo. Ali, eu percebi que ela tinha um talento especial para ciência, mais precisamente para a área de astronomia. E depois, ela já veio com conversa falando sobre buraco negro”, disse.

Thayla foi cadastrada no “Caça Asteroide” no mês de março deste ano. O projeto tem por objetivo apoiar alunos como a piauiense, que demostram interesse pela a astronomia, na descoberta de corpos celestes.  

A menina conseguiu localizar a rocha após analisar imagens feitas por um telescópio da Nasa, com o auxilio do professor e mais quatro estudantes. O asteroide tem o nome temporário de P21DAIP e espera análise dos pesquisadores da Nasa.

Mesmo cativada pelo espaço, Thayla não tinha ainda contato com um telescópio, pois o único disponível somente era encontrado a 120 km da escola pública onde estuda. Após ver um pela primeira vez, a garota teve a curiosidade mais aguçada e seu professor afirmou interesses como o dela o motivavam a persistir no apoio aos seus alunos.

Com informações do Jornal Nacional.

Mais conteúdo sobre:

NASA

Facebook
Veja também