Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.
O medicamento é de grande importância para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME), considerado a terapia mais avançada no tratamento da doença, e um dos remédios mais caros do mundo.
O treinamento prático, conduzido por cirurgiões cardíacos, aconteceu nessa quarta-feira (26) e contou com a participação dos profissionais de saúde do hospital infantil localizado em Teresina.
De acordo com o Hospital Infantil Lucídio Portella, apenas crianças e adolescentes tinham acesso ao procedimento no hospital e agora o serviço está acessível para todos os usuários do SUS.
O tratamento do PTC é feito com a colocação de gesso no pé da criança para corrigir a posição, este gesso é trocado periodicamente e dependendo da gravidade é necessária uma cirurgia.
Na oportunidade, o governador Wellington Dias destacou que a unidade estará integrada com todas as regiões do estado e será uma das mais modernas do Brasil.