O secretário da Sesapi, Neris Júnior, afirma que a ação foi essencial para desafogar a fila de espera para o procedimento, além de trazer qualidade de vida.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o público alvo para a realização da cirurgia de catarata é formado preferencialmente por idosos.
Segundo a Sesapi, no documento enviado ao Ministério da Saúde e ao Conass, a justificativa utilizada é que as equipes de saúde oferecem serviços de qualidade.
De acordo com a Sesapi, o encontro tem como objetivo proporcionar trocas de experiência de sucesso na área da gestão hospitalar, além de fomentar práticas educativas em espaços coletivos de trabalho.
Conforme a Sesapi, com os procedimentos marcados para este próximo domingo (13), o projeto terá realizado um total de aproximadamente 11.150 cirurgias.
De acordo com a Sesapi, serão realizados no mês de novembro mutirões na região dos municípios de Demerval Lobão, Água Branca, Floriano, Oeiras e Valença.
De acordo com a secretaria de saúde, oito leitos foram implantados no Hospital Regional Deolindo Couto, localizado em Oeiras e o restante no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.
De acordo com o secretário de Saúde, Neris Júnior, equipes da Sesapi estão orientando os municípios sobre a importância da coleta de material infectado e acompanhamento de pacientes suspeitos.
De acordo com a Sesapi, a técnica é a menos invasiva e mais moderna, que utiliza pequenas incisões para efetuar uma variedade de procedimentos cirúrgicos.
De acordo com o boletim, os dados são referentes ao período entre 10 a 16 de julho, que registrou 3.576 casos novos de Covid-19 e 35 óbitos pela doença.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, assinou junto a governadora do Piauí, Regina Sousa, o Termo de Compromisso a ser celebrado com Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).