Federação dos Bancos faz alerta sobre golpe da selfie e entregas falsas

No esquema, os golpistas entram em contato com as vítimas e pedem que elas tirem uma selfie.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta, nessa quarta-feira (22), sobre o golpe da selfie, que tem se tornado cada vez mais comum, especialmente entre idosos. Criminosos utilizam o truque para obter vantagens financeiras ilícitas e se aproveitam da boa-fé e vulnerabilidade das vítimas. O golpe geralmente começa com uma promessa falsa de brindes ou benefícios, como cestas básicas ou benefício extra previdenciário, que nunca são entregues.

No esquema, os golpistas entram em contato com as vítimas e pedem que elas tirem uma selfie para “comprovar” a recepção do prêmio. No entanto, ao fazer isso, a vítima acaba autorizando uma operação bancária fraudulentamente. "Fique atento e não aceite esse tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça", alerta Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Segundo a Febraban, além do golpe da selfie, há uma variação em que os criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um presente de aniversário para entregar, como flores ou chocolates, e pedem o pagamento de uma taxa com cartão de crédito. Para evitar esses golpes, a Febraban recomenda que os clientes nunca aceitem brindes inesperados, não forneçam dados pessoais e, em caso de pagamentos, verifiquem sempre se o visor da maquininha está visível e intacto.

Com informações da Febraban.

Veja também