Em nota, a FMS informou que a vítima apresentou comprometimento cardíaco severo por conta da arbovirose, que pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O boletim será atualizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS TERESINA) e vai viabilizar o monitoramento das doenças por todos que tiverem interesse.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa/LIA) verificou que 38 cidades piauienses têm índice de alerta para infestação e 3 estão em situação de risco.
De acordo com a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), as doses serão disponibilizadas em primeiro momento somente para laboratórios particulares.
De acordo com a Sesapi, os números são referentes a 42° semana epidemiológica do ano de 2022, que mostra as notificações de dengue, zika vírus e Chikungunya.
De acordo com o ministério os casos de dengue tiveram aumento de 185% , os de chikungunya cresceram 89,9% e o de Zika apresentaram elevação de 92,6% em 2022.
Segundo a Sesapi, os números são referentes a 27° semana epidemiológica, onde nesse período, o estado apresentou um aumento de 762% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano de 2021.