A partir de 1º de maio de 2024 entra em vigor o decreto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que reconhece o território piauiense como zona livre da doença sem vacinação.
De acordo com a Adapi, o fórum terá como tema os desafios e perspectivas para avanços no status sanitário e é direcionado para criadores, estudantes, empresários e autoridades.
Os criadores agora têm até o dia 30 de junho para vacinar e até o dia 15 de julho para fazer a certificação no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária.
Segundo o governo, a meta deste ano é vacinar aproximadamente 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. A imunização já acontece desde o dia 1º deste mês e segue até o dia 31.
O lançamento será na Fazenda JM, situada no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina e a meta imunizar 1.867.498 animais de todas as idades, sendo 1.866.783 bovinos e 715 bubalinos.
De acordo com o Ministério da Agropecuária e Pecuária, a meta é que cerca de 73 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados em todo o país.