A recomendação também foi expedida em face da organização do evento “Barras 183 Anos” para que se abstenham de fazer promoção pessoal de agentes públicos no evento.
De acordo com a promotoria eleitoral da 88ª zona, os partidos devem se abster de promover convocações amplas à população em geral ao realizar convenções partidárias.
Segundo levantamento do órgão, também houve um crime de boca de urna no município de Corrente, desta forma o autor do ilícito foi conduzido até uma delegacia.
Segundo o documento, a recomendação tem o objetivo de garantir a observância à legislação eleitoral e coibir a prática da propaganda eleitoral antecipada e/ou irregular e demais ilícitos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o aplicativo tem como objetivo fortalecer os princípios da participação popular, a transparência e lisura do pleito.
O MPE recomendou que os veículos de comunicação proporcionem as mesmas oportunidades em sua programação aos filiados, pré-candidatos, partidos e coligações.
Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020.