De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há a suspeita de um quarto óbito por varíola dos macacos, porém, o caso ainda está em investigação.
Segundo a pasta, atualmente poderão ser realizados teste em 31 laboratórios de referência. Todos os pacientes com suspeita da doença devem fazer o teste molecular para o diagnóstico laboratorial.
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lote com os imunizantes desembarcou no Brasil nessa terça-feira (4) e será encaminhado para centros de pesquisa.
De acordo com o secretário de Saúde, Neris Júnior, equipes da Sesapi estão orientando os municípios sobre a importância da coleta de material infectado e acompanhamento de pacientes suspeitos.
De acordo com decisão da ANS, os planos de saúde privados devem cobrir os testes de beneficiários que que apresentação indicação médica pra realizá-lo.
De acordo com a Anvisa, o kit molecular foi fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e pode detectar regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox, e Varicella Zoster.
A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a transmissão, sintomas, contágio e prevenção, e também orientar sobre o que fazer em casos suspeitos da doença.
De acordo com o órgão, serão liberados apenas medicamentos e vacinas contra a doença que já foram aprovadas por autoridades internacionais especificadas pela agência sanitária.